domingo, 31 de janeiro de 2010

boa tentativa, mas não me convence...

Graças ao pianista e compositor Alan Kogosowski, o repertório pianístico tem mais uma obra disponível. Trata-se do 3º Concerto para piano e orquestra de F. Chopin.
Através de várias cartas temos a informação da intenção de Chopin de escrever um novo Concerto para piano.
Kogosowski utilizou o Allegro de Concerto e orquestrou-o de forma a ser o 1ºandamento.
O 2º andamento foi baseado no Lento con gran espressione, um fragmento póstumo por vezes chamado de Nocturno e para o 3º andamento (finale) utilizou o Bolero Op.19 em Lá Maior/menor que está assim, na mesma tonalidade do 1º andamento.


1ª parte:
2ª parte:
Chopin - Concerto para piano e orquestra No.3, Op.46
Alan Kogosowski, piano (e orquestração)

O Cravo-Alaúde

Cravo-Alaúde, Lautenwerk (ou Lautenwerck).

Este instrumento tem como principal característica o material usado para as suas cordas (tripa) em vez das tradicionais cordas metálicas do cravo.
O som é, assim, mais doce e menos agressivo.

J.S. Bach era um grande admirador deste instrumento e possuía dois deles na altura da sua morte.



J.S. Bach
- Variações "Goldberg", BWV 988: Ária

Gwendolyn Toth, lautenwerk (por Williard Martin)
afinação: A'=370 hz. (temperamento desigual)

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

o mais importante de tudo









Piano Origami

Para os (pacientes e talentosos) adeptos do Origami:

Piano Virtual a Laser


Parecido com o Teclado de computador a Laser, mas com a diferença que o teclado projectado é um teclado musical (de piano).

Ao que parece, tem 25 teclas (2 oitavas), o que não corresponde à imagem aqui apresentada. A caixa projectora tem 10x3x3 cm e pesa cerca de 100 gramas.

Uma câmera detecta que teclas estão a ser pressionadas e as notas correspondentes ouvem-se a partir das colunas embutidas na caixa. Podem ser tocados acordes e parece que será tecnicamente possível reproduzir a sensação de peso nas teclas, embora isso ainda não aconteça na versão actual.

Inclui mais 3 "samples" de instrumentos para além do piano: órgão, órgão de tubos e cravo.
O preço anda perto dos 130 dólares americanos.

Ao que parece, um teclado virtual de 88 teclas poderá vir a ser criado.

Em suma...uma perfeita idiotice (como se pode ver neste vídeo...)


domingo, 17 de janeiro de 2010

Horowitz em Moscovo


Tem notas erradas?
- Tem.

Tecnicamente pode ser discutível?
- Sim.

É ritmicamente pouco rigoroso?
- É.

Por vezes não é fiel à partitura?
- Não.

Com esta idade, Horowitz já não era um pianista no seu auge?
- Não era, não.

Então porque gosto?
- É inexplicável. Horowitz força-me a prestar atenção. Fico obrigatoriamente emocionado com esta interpretação. A facilidade (a atitude dele no final é enternecedora). A musicalidade. Tudo.




É certo que a carga emotiva que envolveu este concerto (Moscovo, 1986) ajuda, mas há mais do que isso.

O exemplo perfeito da emoção que "pairava no ar" neste concerto é a interpretação de Träumerei de Schumann, que deixo aqui também pedindo perdão por ser repetitivo nos vários blogues onde "divulguei" estas interpretações. Atenção ao minuto 1:28 para os mais sensíveis...


sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

La CamLa paCamnepallanella





Paganini-Liszt
- La Campanella




Alicia de Larrocha, piano
Alicia de Larrocha, piano

sábado, 9 de janeiro de 2010

Orgulho imenso


Se olharem para a secção "SEGUIDORES" à direita verão que tenho a imensa quantidade de 6 (seis) seguidores deste blogue.

Mas o orgulho imenso não é esse. Embora pudesse ser, sem dúvida.

O orgulho imenso é que dois dos ditos seguidores (aliás...seguidoras) utilizam fotografias no perfil tiradas por mim ! esse sim é o meu grande orgulho !

Beijinhos às duas meninas com um excelente gosto para fotografia ! (hehehehe).

O Clarinete-Cenoura


Queria vê-lo a fazer um piano com cenouras... é o fazes !
Agora vou procurar um saxofone-banana.