quinta-feira, 29 de julho de 2010

António Feio 1954-2010


Morreu António Feio, actor e realizador que eu apreciava particularmente.
Por isso aqui lhe deixo uma insignificante homenagem:

Passacaglia della Vita (Stefano Landi)

O come t'inganni
se pensi che gl'anni
non hann'da finire,
bisogna morire.

E' un sogno la vita
che par si gradita,
è breve il gioire,
bisogna morire.

Non val medicina,
non giova la China,
non si può guarire,
bisogna morire.

(-)Non vaglion sberate,
minarie, bravate
che caglia l'ardire,
bisogna morire.

Dottrina che giova,
parola non trova
che plachi l'ardire,
bisogna morire.

Non si trova modo
di scoglier `sto nodo,
non vai il fuggire,
bisogna morire.

Commun'è il statuto,
non vale l'astuto
'sto colpo schermire,
bisogna morire.

Si more cantando,
si more sonando
la Cetra, o Sampogna,
morire bisogna.

Si more danzando,
bevendo, mangiando;
con quella carogna
morire bisogna

La Morte crudele
a tutti è infedele,
ogni uno svergogna,
morire bisogna.

E' pur ò pazzia
o gran frenesia,
par dirsi menzogna,
morire bisogna.

I Giovani, i Putti
e gl'Huomini tutti
s'hann'a incenerire,
bisogna morire.

I sani, gl'infermi,
i bravi, gl'inermi,
tutt'hann'a finire
bisogna morire.

E quando che meno
ti pensi, nel seno
ti vien a finire,
bisogna morire.

Se tu non vi pensi
hai persi li sensi,
sei morto e puoi dire:
bisogna morire.




Marco Beasley, voz

XVII Concurso Internacional de Música Vianna da Motta - 7




Acabadinho de chegar da 1ª parte da Final, hoje pude ver os 3 finalistas:
- Ilya Rashkovskiy (Rússia)
- Mikhail Shilyaev (Rússia)
- Lilian Akopova (Arménia)

O Ilya continua a ser uma preferência minha pelo seu belo som principalmente, mas reconheço que a Lilian foi uma agradabilíssima surpresa. Magnífico som, cheio, belos acordes e uma técnica irrepreensível. Tudo se ouve, tudo é claro. As ideias musicais são interessantíssimas.
Já Mikhail Shilyaev foi uma desilusão. Som pequeno, tudo precipitado, tudo muito "cinzento" e nada claro. Para mim, sem nível para qualquer prémio neste concurso.

Na minha opinião e ainda antes da prova de Concerto, ficaria:
1º lugar: Lilian Akopova
2º lugar: Ilya Rashkovskiy
3º lugar: não atribuído

Como desconfio que não haverá 1º prémio, espero então que seja:
1º lugar: não atribuído
2º lugar: Lilian Akopova
3º lugar: Ilya Rashkovskiy

Isto porque acho que será um crime dar o mesmo lugar ex-aequo ao Ilya e ao Mikhail
A vitória da Lilian parece-me inquestionável.

Próxima etapa:
Sexta-feira, dia 30 às 19horas na Gulbenkian. Iremos ouvir um Concerto No.2 de Rachmaninoff e 2 Concertos No.1 de Brahms.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Maria João Pires nos Proms 2010



A inultrapassável Maria João Pires.

Concerto no Royal Albert Hall integrado no festival Proms 2010 a 21 de Julho de 2010.

Tocou uma selecção de Nocturnos de Chopin. Como sempre, de forma divinal.

Oiçam AQUI

XVII Concurso Internacional de Música Vianna da Motta - 6






Os participantes do dia de hoje foram:

- Jingjing Wang
- Miyeon Lee

- Mikhail Shilyaev
- Lilian Akopova

- Sofia Lisichenko-Lisitsa
- Sergey Sobolev

- Yunjie Chen

Segundo informação que recebi (obrigado Helena), pois não pude assistir a nenhuma participação, os resultados foram:

Prémio especial para a interpretação de Nocturno de Chopin: Lilian Akopova (Arménia).

FINALISTAS: Lilian Akopova (Arménia), Ilya Rashkovskiy (Rússia) e Mikhail Shilyaev (Rússia).

Tenho pena do não apuramento de Varvara Nepomnyashchaya, mas o meu outro preferido (Ilya) foi apurado para a Final. Quanto ao Mikhail Shilyaev não emito opinião porque não tive oportunidade de o ouvir.

domingo, 25 de julho de 2010

XVII Concurso Internacional de Música Vianna da Motta - 5







Hoje iniciaram-se as Semi-Finais. Os primeiros a participar foram:

- Takafumi Mori
- Euchan Kim

- Ilya Rashkovskiy
- Carles Marin

- Riyad Nicholas
- Varvara Nepomnyashchaya

- Manuel Araújo
- Yu Mi Lee

Belíssimas provas dos russos Ilya Rashkovskiy e Varvara Nepomnyashchaya. Continuam a ser os meus preferidos de todos os que ouvi. Principalmente a Varvara que hoje tocou uma belíssima Sonata Op.111 de Beethoven.

Os Semi-Finalistas inexplicáveis Manuel Araújo e Carles Marin (quanto a mim só explicável porque tiveram que passar 15 concorrentes) tiveram prestações muito boas, nada parecidas com as da Primeira Eliminatória. Mostraram que afinal valeu a pena terem passado.

Ouvi também um interessante Riyad Nicholas, bem como uma Yu Mi Lee com alguma qualidade.

Takafumi Mori é para esquecer (digo eu...) e Euchan Kim mostrou pouca qualidade.

Veremos o lote de amanhã (só poderei ir à tarde...).

sexta-feira, 23 de julho de 2010

XVII Concurso Internacional de Música Vianna da Motta - 4







Terminou hoje a Primeira Eliminatória. Os participantes deste dia foram:

- Miyeon Lee
- Mikhail Shilyaev
- Luís Fabiano Rabello

- Stephanie Elbaz
- Primavera Shima

- Lilian Akopova
- Sofia Lisichenko-Lisitsa

- Sergey Sobolev
- Yunjie Chen

Por motivos de força maior não pude assistir a nenhum participante deste dia, portanto, como é óbvio, não tenho opinião.



Os concorrentes apurados para a Semi-Final foram:
- Carles Marin
- Euchan Kim
- Ilya Rashkovskiy
- Jinjing Wang
- Lilian Akopova
- Manuel Araújo
- Mikhail Shilyaev
- Miyeon Lee
- Riyad Nicholas
- Sergey Sobolev
- Sofia Lisichenko-Lisitsa
- Takafumi Mori
- Varvara Nepomnyashchaya
- Yu Mi Lee
- Yunjie Chen

As prestações das Semi-Finais começarão no dia 25 de Julho (Domingo)

quinta-feira, 22 de julho de 2010

XVII Concurso Internacional de Música Vianna da Motta - 3







Mais uma sessão da Primeira Eliminatória, desta feita com a participação de:
- Ilya Rashkovskiy
- Carles Marin
- Riyad Nicolas
- Varvara Nepomnyaschaya
- Manuel Araújo
- Felipe Verdugo

- Mavzhida Gimaletdinova
- Yu Mi Lee
- Jingjing Wang

Não vi os 3 últimos participantes apenas. Dos que vi, claramente se destacaram pela positiva os dois russos: Ilya Rashkovskiy e Varvara Nepomnyaschaya. Uma qualidade de som a quilómetros de distância dos restantes participantes que ouvi.

Saliento pela negativa a participação do português Manuel Araújo (um Bach incompreensível e um Mozart totalmente atrapalhado) e a do espanhol Carles Marin (muito contraído, com fraca qualidade sonora e pouco fluente).

Amanhã terminará a Primeira Eliminatória.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

XVII Concurso Internacional de Música Vianna da Motta - 2







Hoje prestaram provas os seguintes concorrentes:
- Joo Hyeon Park
- Tomoaki Yoshida
- Takafumi Mori
- Euchan Kim

Ouvi todos os participantes e nenhum me impressionou pela positiva e achei que o coreano Joo Hyeon Park e o japonês Tomoaki Yoshida não têm nível suficiente para uma competição desta exigência. O coreano Euchan Kim estava uns "furos" acima dos restantes.

terça-feira, 20 de julho de 2010

XVII Concurso Internacional de Música Vianna da Motta - 1






Amanhã começará a 17ª edição deste prestigiado concurso.
Deixo-vos aqui a lista dos participantes:
- Carles Marin (Espanha, 32 anos)
- Euchan Kim (Coreia, 25 anos)
- Felipe Verdugo (Chile, 26 anos)
- Ilya Rashkovskiy (Rússia, 24 anos)
- Jinjing Wang (China, 29 anos)
- Joo Hyeon Park (Coreia do Sul, 22 anos)
- Lilian Akopova (Arménia, 27 anos)
- Luís Fabiano Rabello (Brasil, 31 anos)
- Manuel Araújo (Portugal, 27 anos)
- Mavzhida Gimaletdinova (Rússia, 31 anos)
- Mikhail Shilyaev (Rússia, 31 anos)
- Miyeon Lee (Coreia, 27 anos)
- Primavera Shima (Austrália, 27 anos)
- Riyad Nicolas (Síria, 21 anos)
- Sergey Sobolev (Rússia, 28 anos)
- Sofia Lisichenko-Lisitsa (Rússia, 29 anos)
- Stephanie Elbaz (França, 28 anos)
- Takafumi Mori (Japão, 31 anos)
- Tomoaki Yoshida (Japão, 27 anos)
- Varvara Nepomnyashchaya (Rússia, 26 anos)
- Yu Mi Lee (Coreia, 27 anos)
- Yunjie Chen (China, 29 anos)


O Júri deste ano será constituído por:
- Sequeira Costa (Presidente)
- Aquiles Delle Vigne
- Gabriel Kwok
- Leslie Wright
- Luís Pereira Leal
- Natalia Michailidou
- Robert Andres

segunda-feira, 12 de julho de 2010

o último recital de Dinu Lipatti


60 Anos após o último recital de Dinu Lipatti, o primeiro documentário sobre o pianista será exibido e posto à venda. A produção francesa é intitulada "Le récital de Besançon" e é sobre o seu último recital.
Inclui fotografias nunca antes publicadas que foram tiradas antes e durante o recital, entrevistas com o fotógrafo e áudio inédito (como as pequenas introduções que Lipatti tocou antes dos improvisos de Schubert e as Valsas de Chopin, muito em voga na época e por vezes chamado de "preluding"). Inclui também testemunhos de várias pessoas que assistiram ao concerto, bem como de alunos.

A não perder. A primeira apresentação será durante o festival de Besançon em Setembro.
Aqui fica um pequeno excerto:



Entrevista a Pletnev

Esta entrevista foi feita ANTES da sua apresentação em tribunal a 8 de Julho.


Pletnev encolvido em rede pedófila


No seguimento da prisão de Mikhail Pletnev a organização "Pattaya Children & Woman Protection Center" revelou a descoberta de uma rede pedófila com operação na cidade de Pattaya.

A rede operava através de ciber-cafés onde levavam as crianças a cometer actos indecentes depois de se terem endividado a jogar computador. Era então feita uma oferta para pagar a "dívida" com favores sexuais a alguns clientes importantes. As fotografias e vídeos do acto eram depois enviadas para a internet.

De acordo com Traiphop Bunsphasong, um dos líderes desta rede, preso pela polícia no dia 4 de Julho, um desses clientes era Mikhail Pletnev.

Casa de Pletnev revistada

Aqui podem ver um pequeno vídeo com a polícia Tailandesa a revistar a casa de Pletnev:



quinta-feira, 8 de julho de 2010

Não acredito !


O pianista e maestro fundador da Orquestra Nacional Russa, Mikhail Pletnev foi preso na Tailândia sob acusações de violação de um rapaz de 14 anos.

Ao que parece, não são as únicas acusações que lhe são imputadas, pois também há acusações derivadas da existência de fotografias comprometedoras com vários rapazes.

Pletnev pagou a fiança e está neste momento em liberdade com a obrigação de se apresentar no Tribunal de 12 em 12 dias.

Se for condenado, Pletnev pode ter que cumprir uma pena até 20 anos de prisão.

Pletnev defende-se dizendo, sem elaborar muito mais que "tudo não passa de um mal-entendido".