Mostrar mensagens com a etiqueta fotos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta fotos. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Quem será?

Não é difícil, mas tentem descobrir quem (supostamente) é a pessoa retratada nesta imagem:



EDITAMENTO: (após os comentários)

Como é óbvio, a pessoa aqui representada pretende ser Chopin.

Existe uma outra famosa fotografia, que eu acho fascinante onde se consegue ter alguma noção da "personalidade" de Chopin e até ver com algum pormenor o tipo de mãos que tinha (ver essa foto AQUI). É famosa a expressão dos seus olhos na foto. O seu olhar é penetrante e inteligente e está cheio de uma mistura de sabedoria e distância. A foto foi tirada em Paris em 1849 poucos meses antes de Chopin morrer e é claramente notória a sua pouca saúde, bem como a falta de noites bem dormidas.
É, sem dúvida, uma fotografia extraordinária.

A fotografia que apresento aqui não é menos impressionante. A semelhança com Chopin é enorme, mas infelizmente está em muito mau estado. Mesmo sendo difícil ver.se muita coisa na fotografia, se observarmos atentamente conseguimos distinguir alguns pormenores.

Há quem afirme que a fotografia está invertida, baseando-se no lado em que está o risco no cabelo de Chopin, pois nesta foto aparece no lado contrário da outra.

No entanto, analisando quer a foto de 1849, quer a máscara mortuária que foi feita e também alguns retratos desenhados de Chopin, quer-me parecer que as semelhanças são óbvias. Esta foto foi tirada em 1846 ou 1847, uma altura em que Chopin ainda compunha activamente e isso pode explicar de certa forma uma "tensão" que se nota na fotografia, pois o acto de compor era para ele uma angústia, uma espécie de luta.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Piano Origami

Para os (pacientes e talentosos) adeptos do Origami:

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

domingo, 27 de dezembro de 2009

Pianos na praia


Não, não vou falar do filme "O piano" (que ainda hoje me arrepia sempre que imagino aquele piano rodeado de água), mas sim de uma instalação do holandês Florentijn Hofman presente na ilha Schiermonnikoog.



Este é o texto que introduz o conceito:
Three grand pianos washed upon the shore. They refer to stranded cargo and ditto whales. To be salvaged or saved; in any case to be wondered and surprised about. To one person it's of value beyond measure, the other looks upon it as being just derelict wood. Islanders come and gather, to admire, to salvage or to save and, thus, see their beach again in a whole new perspective.

E aqui ficam algumas imagens:


sábado, 28 de novembro de 2009