quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Bachianas Brasileiras No.4

Por vezes oiço uma obra quase incessantemente durante um período de tempo. É o caso da obra que vos mostro hoje: Bachianas Brasileiras No.4 de Heitor Villa-Lobos, em especial o seu 1º Andamento: Prelúdio (Introdução).

Tudo começou quando ouvi na Antena 2 uma entrevista à pianista Gilda Oswaldo Cruz que se iria apresentar em recital com obras de Villa-Lobos, a propósito dos 50 anos da morte do compositor. Uma das obras que deram a escutar foi precisamente a de hoje, pois seria executada no referido recital. A interpretação foi também a deste post, pelo pianista Nelson Freire.

Foi composta em 1930 para piano solo, tendo estreado com a 27 de novembro de 1939 com Vieira Brandão. Mais tarde, em 1941 seria arranjada para orquestra e estreada esta nova versão a 15 de Julho de 1942, dirigida pelo autor. O pianista Arthur Moreira Lima destaca, do ponto de vista do intérprete, “a grandiosidade do ‘Prelúdio (Introdução)’, a riqueza de timbres do ‘Coral (Canto do Sertão)’, a nostalgia da ‘Ária (Cantiga)’, interrompida por um ritmo sincopado típico do Nordeste, e a complexidade técnica da ‘Dança (Miudinho)’”.

É de referir que a "Bachianas No.4" foi composta entes da No.3, o que não é de estranhar em Villa-Lobos.

Toda a obra é fenomenal, mas os primeiros compassos são simplesmente arrepiantes... SEMPRE.

Heitor Villa-Lobos - Bachianas Brasileiras No.4 - I. Prelúdio: Introdução [partitura]
Nelson Freire, piano


(dedicada ao Ed)

4 comentários:

  1. Eu acho que só conheço mesmo esta Bachiana. É realmente lindíssima (e os primeiros compassos, como dizes, são arrepiantes!).

    Muito boa escolha para hoje :)

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado. Gostei muito mais uma vez, adoro Villa-Lobos em geral. Fiz até um programa para mostrar esta obra. Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. como faço para baixar esse audio do site? Gostei mto!!!!

    ResponderEliminar
  4. Caro Anónimo:
    O áudio pode ser ouvido no Youtube aqui:
    http://www.youtube.com/watch?v=BzujwAopQTI

    Para fazer download basta procurar sites que o permitam. Há vários, bastando pesquisar na internet por "Youtube download" ou semelhante.

    ResponderEliminar