segunda-feira, 26 de julho de 2010

XVII Concurso Internacional de Música Vianna da Motta - 6






Os participantes do dia de hoje foram:

- Jingjing Wang
- Miyeon Lee

- Mikhail Shilyaev
- Lilian Akopova

- Sofia Lisichenko-Lisitsa
- Sergey Sobolev

- Yunjie Chen

Segundo informação que recebi (obrigado Helena), pois não pude assistir a nenhuma participação, os resultados foram:

Prémio especial para a interpretação de Nocturno de Chopin: Lilian Akopova (Arménia).

FINALISTAS: Lilian Akopova (Arménia), Ilya Rashkovskiy (Rússia) e Mikhail Shilyaev (Rússia).

Tenho pena do não apuramento de Varvara Nepomnyashchaya, mas o meu outro preferido (Ilya) foi apurado para a Final. Quanto ao Mikhail Shilyaev não emito opinião porque não tive oportunidade de o ouvir.

12 comentários:

  1. conheco bem o Ilya. e um rapaz muito talentoso, teve o quarto premio do concurso Rainha da Elisabete da Belgica ha 3 anos. Durante os ultimos 3 anos participou em muitos outros concursos mas sempre sem sucesso, fico contente por saber que reencontoru a sua forma.

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo, tenho pena que a Varvara Nepomnyashchaya não tenha sido apurada. Quanto ao Ilya já era de esperar.
    Tenho assistido às provas mas este ano a desorganização é chocante: horários afixados sabe Deus quando, nenhuma cobertura nos media...

    ResponderEliminar
  3. @Ricardo: O Ilya deixou-me de queixo caído nas 3 primeiras notas do BWV849. Eu tinha acabado de ouvir o Takafumi Mori e o Euchan Kim e ele foi logo depois. Um som diferente dos outros. Para melhor, claro. Clareza de linhas, controlo sonoro, beleza sonora muito ao estilo da "escola russa". Na K310 tudo isso continuou e mostrou toda a sua qualidade. A segurança demonstrada depois no Op.25 no.11 foi o culminar de uma grande prova.

    ResponderEliminar
  4. @António Pedro: é verdade, a organização deixa muito a desejar. Como referiu, os horários são mudados sempre à última hora (eu cheguei na 5ª feira às 10h que era a informação divulgada, mas tinha sido mudado para as 11h - menos mal. Pior se fosse o inverso), a cobertura é, posso dizer, inexistente, isto apesar da presença do Sr. João Almeida da Antena 2 nas provas de 5ª feira passada.
    Eu o que sei dos horários é "ouvido" na altura das provas. Vamos ver como será na Gulbenkian...

    ResponderEliminar
  5. Sobre a questão da cobertura, aconteceu uma coincidência que me fez pensar:
    Num documentário realizado em 2007 sobre Sequeira Costa e suas opiniões distantes das dos seus antigos alunos, aparecem imagens da entrega e do recital final do ano em que Artur Pizarro ganhou. Pois tudo foi gravado, falando o jury para as rádios, numa altura em que possivelmente seria mais difícil fazer essa cobertura (porque, em princípio, devíamos estar mais evoluídos e interessados neste campo agora? fica a dúvida). Quero eu dizer que, pelo que leio neste blogue, não há publicidade suficiente, nem propaganda, nada. Será por falta de interesse por parte dos media ou porque sua Excelência Professor Sequeira Costa não foi perseverante o suficiente?

    ResponderEliminar
  6. ou ele não foi perseverante, ou ele já se está a tornar "pesona non grata" cá no nosso burgo, muito provavelmente graças às opiniões que referiu.
    As eliminatórias estão quase "às moscas". Vejo lá poucas pessoas e as que estão directamente relacionadas com o ensino da música (e do piano) são pouquíssimas. Professores e alunos de piano vejo lá mais 2 ou 3 para além de mim. O resto são as senhoras e senhores de idade que desembrulham rebuçados e adormecem durante as peças compostas depois de 1880. Adormecem mesmo ! este ano já lá vi dormir duas pessoas.

    ResponderEliminar
  7. E além disso um velho jarreta que, de uma maneira ou de outra, fica sempre perto de mim e passa o tempo todo a pôr elásticos nos seus papéis. As velhotas também são engraçadas, tiram notas e têm os seus preferidos... Mas a verdade é que aquilo só pode ser mesmo público muito especializado. Veja-se ontem a Gulbenkian, às moscas. Acaba até por ser frustrante, muda-se para uma sala maior e fica ainda mais vazio...

    ResponderEliminar
  8. É verdade. Uma pena um evento destes não ter mais "saída" em termos de público. Mas também lhe digo que se for para estarem sempre a mexer em papéis, rebuçados e não pararem quietos na cadeira como foi em alguns dias no S. Luiz, mais vale não irem. Ah, e claro, não faltou o telemovelzinho a tocar. E a senhora até saiu para o atender. Que maravilha...
    Quanto ao "jarretismo" de S. Costa, eu sou mais comedido. Acho que lhe devemos muito pelo que fez e ainda continua a fazer pela Cultura em Portugal e não só. É uma pessoa que admiro imenso e a quem devo muito apesar de nunca o ter conhecido. Admiro como continua a fazer o que faz e como faz com a idade que tem. Quem me dera a mim, quando (e se) lá chegar.

    ResponderEliminar
  9. Concordo com o que diz, Pianoman, sobre a sua admiração pelo que faz com a idade dele, mas seria necessário alguém que fizesse (melhor) toda a gestão de marketing e publicidade do concurso. Não basta alguém da Antena 2 estar lá ou enviar cartazes de propaganda a diversas escolas Superiores e não só de Música por essa Europa fora.

    ResponderEliminar
  10. @Filipe: sem dúvida. A gestão deste concurso está realmente fraca. O problema é que parece que não temos sucessor à vista...
    Já reparou também que das muitas dezenas de participantes previstos só vieram 23? dizem que teve a ver com os preços excessivos dos hotéis e viagens.

    ResponderEliminar
  11. Desde o meu infinito respeito ao prof. Sequeira, o Concurso deveria ter uma informacao muito mais completa e "viva" sobre todo na web, tamben nos outros medios lisboetas... Decepciona ver os teatros case sem publico numa convocatoria de tanto nivel, sobre todo en 2º e 3º rounds, onde deveria ser dificil de atopar localidades... mais o mesmo aconteceu no concurso do porto onde en semis e finais apenas havia uma ducia de pessoas alen das directamente relacionadas co concurso. Tanto talento en escena para tan poucos, e exquisitos, ouvidos é uma cuestion que debe ser arranjada de imediato.

    ResponderEliminar
  12. Hoje em dia, um evento que não seja convenientemente divulgado na internet e que tenha um suporte online activo não será um evento com sucesso. Ainda para mais numa área como a da música clássica.

    ResponderEliminar