quinta-feira, 29 de julho de 2010

XVII Concurso Internacional de Música Vianna da Motta - 7




Acabadinho de chegar da 1ª parte da Final, hoje pude ver os 3 finalistas:
- Ilya Rashkovskiy (Rússia)
- Mikhail Shilyaev (Rússia)
- Lilian Akopova (Arménia)

O Ilya continua a ser uma preferência minha pelo seu belo som principalmente, mas reconheço que a Lilian foi uma agradabilíssima surpresa. Magnífico som, cheio, belos acordes e uma técnica irrepreensível. Tudo se ouve, tudo é claro. As ideias musicais são interessantíssimas.
Já Mikhail Shilyaev foi uma desilusão. Som pequeno, tudo precipitado, tudo muito "cinzento" e nada claro. Para mim, sem nível para qualquer prémio neste concurso.

Na minha opinião e ainda antes da prova de Concerto, ficaria:
1º lugar: Lilian Akopova
2º lugar: Ilya Rashkovskiy
3º lugar: não atribuído

Como desconfio que não haverá 1º prémio, espero então que seja:
1º lugar: não atribuído
2º lugar: Lilian Akopova
3º lugar: Ilya Rashkovskiy

Isto porque acho que será um crime dar o mesmo lugar ex-aequo ao Ilya e ao Mikhail
A vitória da Lilian parece-me inquestionável.

Próxima etapa:
Sexta-feira, dia 30 às 19horas na Gulbenkian. Iremos ouvir um Concerto No.2 de Rachmaninoff e 2 Concertos No.1 de Brahms.

9 comentários:

  1. é possível considerar o Mikhail "fora da final" apesar de estar na final?

    ResponderEliminar
  2. Fora da final, como? não lhe atribuir prémio?
    Se for isso, eu penso que sim. Se é possível não atribuir o 1º prémio também deverá ser com outro qualquer.
    Eu acho sinceramente que não merece nenhum, mas pode ser que me faça mudar de opinião com o Concerto. Pensando melhor...com o 1º de Brahms...vai ser ainda mais difícil...

    ResponderEliminar
  3. Concordo! Para mim o Ilya é o que tem um som mais pessoal, uma interpretação clara, equilibrada e anti-espanpanante, mas tenho pena que não esteja ao nível da Akopova. O cenário será mais ou menos o que já escreveu, mas se o júri não tivesse o Robert Andres ou a Natalia Michailidou (e o Sequeira Costa) até se podia esperar outra coisa. De resto, a Lilian não é uma pianista que mexa comigo.

    ResponderEliminar
  4. exacto ! eu fiquei assombrado e fui literalmente "atropelado" pela técnica da Lilian. No entanto, o meu preferido ainda é o Ilya. A Lilian tem muita coisa, mas não mexeu comigo também, para utilizar a sua expressão.
    O Ilya mexeu comigo logo desde a primeira hora. Porquê? nem sei explicar bem...

    ResponderEliminar
  5. Non sei se Ilya ou Lilian son pianistas con nivel para "winner" do VM, isso son coisas do juri, mais gostei muito de todo o Ilya na Gulbenkian, ao tempo que fiquei asombrado coa seguridade a puxar pelo repertorio da Lilian case a meianoite num auditorio tan pobre de publico.

    ResponderEliminar
  6. Sem dúvida. Por vezes não nos lembramos de "pequenos" pormenores como esse que pode fazer diferença.
    O Ilya também demonstrou muita segurança ao longo do concurso e além disso é simpático. Hoje pedi-lhe o autógrafo e ele foi muito amável.

    ResponderEliminar
  7. Quase de acordo com todos, sendo que o Ilya deitou tudo a perder com o Carnaval.
    No entanto, se a minha simpatia recai sobre o Ilya, não posso deixar de referir a consistência técnica e artística da Lilian.
    Quanto à classificação que o PianoMan coloca ali acima, sim, também não atribuiria o Primeiro Prémio e escrevo depois do concerto.

    ResponderEliminar
  8. @Carlos Araújo Alves: quando diz "o Ilya deitou tudo a perder com o Carnaval", depreendo que se tenha enganado e estaria a pensar no Mikhail, certo?
    É que o Ilya não tocou o Carnaval de Schumann, mas o Mikhail sim e foi bastante fraco. E então quando logo a seguir ouvimos a mesma obra tocada pela Lilian percebeu-se bem a diferença.

    ResponderEliminar