segunda-feira, 30 de agosto de 2010

XVII Concurso Internacional de Música Vianna da Motta - 9


Artigo no blogue da Associação António Fragoso (A.A.F.):

"MANUEL ARAÚJO, delegado da Associação António Fragoso em Rotterdam, Holanda, ganhou o prémio de "Melhor Português" no exigente 'Concurso Viana da Mota'.
Fontes próximas ao Juri, informaram-nos que Manuel Araújo deveria estar entre os finalistas, dado que as suas performances foram objecto de críticas muito positivas por parte dos numerosos "olheiros" de festivais e de editoras de várias partes do Mundo. Chegaram até a afirmar publicamente que deveria estar entre os finalistas, se estes fossem em maior número.

De qualquer maneira, a Associação António Fragoso e todos os seus sócios ficaram extremamente orgulhosos com toda a performance de Manuel Araújo durante todo o Concurso e têm a certeza, como disseram na Antena 2, que ele é um jovem pianista "a seguir".

Manuel Araújo - que com apenas 27 anos é já professor principal do Conservatório de Música de Rotterdam - é um virtuoso de piano que tem espalhado a sua arte por todo o mundo em concertos altamente apreciados pela crítica e melómanos exigentes. A sua classe deveria poder competir para o primeiro lugar, se pudessem ter sido seleccionados para a final mais finalistas."


Observações que faço sobre este artigo:
1 - Não vi "olheiros" no Concurso, muito menos numerosos porque a afluência de público foi ridícula.
2 - Ganhou o prémio de "melhor português" no Concurso? muitos parabéns. Deve ter sido difícil devido à enorme concorrência portuguesa (era o único português participante).
3 - "Fontes próximas do Júri". Não terá sido mesmo um dos elementos do Júri, mais precisamente o seu professor Aquiles Delle Vigne?
4 - Como é que o facto de terem sido poucos finalistas (3), faz com que um concorrente cuja "classe deveria poder competir para o primeiro lugar" não passe à final? para mim esta afirmação não faz sentido. Se tem classe para o primeiro lugar, basta que permitam um finalista para quem tem "classe para o primeiro lugar" passar à final.
5 - Não percebo como houve "críticas muito positivas". A primeira eliminatória de Manuel Araújo, como referi em artigos anteriores neste blogue, foi francamente fraca. E não sou só eu a dizê-lo. Toda a gente com quem falei sobre o assunto e que assistiu à referida eliminatória achou o mesmo. Mas devemos estar todos errados. Só pode.
6 - Eu compreendo a auto-promoção e a sua necessidade, mas acho que "ajustar a verdade" a este nível é um pouco demais. Ainda para mais numa Associação cujo existência tem um objectivo tão louvável e importante como a A.A.F.

2 comentários:

  1. Pianoman, este artigo não passa de um artigo de publicidade...Tu sublinhaste muito bem todas as contradições nele presentes, eu gostava só de acrescentar: segundo me informaram, Manuel Araújo não é professor principal mas sim assistente do seu professor Aquiles Delle Vigne.
    Enfim, é mais uma tentativa desesperada de fazer crer ao público que em Portugal temos jovens pianistas da 1ª classe Internacional...Infelizmente não temos.

    ResponderEliminar
  2. Eu não generalizaria tanto, pois não conheço todos os jovens pianistas portugueses, nem sequer conheço a maioria deles. Apenas conheço Manuel Araújo de o ouvir tocar duas vezes.
    Obrigado pela precisão.

    ResponderEliminar