terça-feira, 19 de abril de 2011

Exercícios de concentração

Estes exercícios deverão ser praticados quando estamos sozinhos num local sossegado e devemos estar sentados, com as costas direitas e num estado da mais completa descontracção.

Deverão ser praticados por 10 minutos e, após algumas semanas de treino, aumentar para 15 minutos.





Exercício 1
A partir de um livro, conta as palavras de um qualquer parágrafo. Conta novamente para confirmar.
Quando se tornar mais fácil, conta as palavras de uma página inteira.
A contagem deve ser feita mentalmente e apenas com os olhos, sem apontar nenhuma palavra com o dedo.

Exercício 2
Contar mentalmente de 100 para 1

Exercício 3
Contar mentalmente de 100 para 1, mas de 3 em 3 números (100, 97, 94, etc.)

Exercício 4
Observa uma peça de fruta (maçã, laranja, banana, etc.) segurando-a nas mãos. Examina-a cuidadosamente de todos os ângulos, mantendo sempre a atenção na fruta. Não permitir que o pensamento divague. Manter-se calmo olhando apenas para a fruta e a sua forma, cheiro, sabor e sensação de toque.

Exercício 5
É o mesmo que o exercício 4, mas sem a fruta propriamente dita, ou seja, imaginando-a apenas de olhos fechados. Pode-se começar por olhar para a fruta durante 2 minutos como no exercício anterior e depois passar para este exercício tentando imaginar uma imagem clara.
Se a imagem mental não for nítida, devemos abrir os olhos, olhar para a fruta uns instantes, fechar os olhos e retomar o exercício.

Exercício 6
Utiliza um pequeno objecto (colher, garfo, copo, etc.) e concentra-te nele. Observa-o a partir de todos os ângulos sem verbalizar, ou seja, sem palavras faladas NEM PENSADAS. Apenas observa o objecto sem pensar nada sobre ele.


Exercício 7
Depois de dominar bem o exercício anterior (6), executar este.
Desenha uma figura geométrica (triângulo, rectângulo, círculo, etc.) com 7 ou 8 centímetros, pinta-a com uma qualquer cor e concentra-te nela. Deverás ver apenas a figura e nada mais. Sem pensamentos colaterais, distracções ou palavras.

Exercício 8
O mesmo que o exercício 7, mas visualizando a figura de olhos fechados

Exercício 9
O mesmo que o exercício 8, mas com os olhos abertos

Exercício 10
Tenta ficar durante 5 minutos sem pensamentos de qualquer espécie.
Este exercício só deve ser tentado depois de os anteriores terem sido dominados.

Isto permitirá impor "silêncio" aos nossos pensamentos. Com o tempo tornar-se-á cada vez mais fácil.

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