quinta-feira, 19 de maio de 2011

Erik Satie - Vexations

Vexations, Obra composta em 1893 por Erik Satie, só foi publicada muito mais tarde, em 1949.

Esta peça, supostamente para piano, apresenta a inscrição: "Pour se jouer 840 fois de suite ce motif, il sera bon de se préparer au préalable, et dans le plus grand silence, par des immobilités sérieuses", o que levou muita gente a pensar que se deveria repetir 840 vezes (o que pode não ter sido a verdadeira intenção de Satie).

Esta obra é baseada em material muito simples: um tema no baixo, sem indicação de compasso ou barras de compasso que engloba 13 tempos e todas as notas da escala cromática, excepto uma: Láb/Sol#.
O tema torna-se, então a base para duas harmonizações, idênticas, mas invertidas que utilizam apenas acordes diminutos e aumentados (todos os acordes excepto um incluem um trítono).

Hoje em dia, tendo em conta a interpretação da inscrição inicial, esta obra consiste em 52 tempos repetidos 840 vezes o que perfaz uma duração aproximada de 18 horas e 40 minutos, que foi a duração da primeira apresentação da obra. Esta primeira apresentação foi patrocinada por John Cage e tocada a 9 de Setembro de 1963, "à vez" por vários pianistas: John Cage, David Tudor, Christian Wolff, Philip Corner, Viola Farber, Robert Wood, MacRae Cook, John Cale, David Del Tredici, James Tenney, Howard Klein e Joshua Rifkin com mais dois suplentes.

Cage inventou um sistema nesse concerto para garantir que "quanto mais arte o público consumisse, mais barato ficaria", que consistia na devolução de dinheiro (5 cêntimos, dos 5 dólares que pagaram) por cada 20 minutos que a pessoa tivesse assistido. Apenas uma pessoa (Karl Schenzer, actor) assistiu às 18 horas do concerto (recebeu, assim, 3 dólares).

Neste vídeo, podemos assistir a uma espécie de "concurso" onde estão presentes John Cale (um dos pianistas) e Karl Schenzer (o espectador resistente) que explicam mais pormenores sobre o concerto. No final, podemos ouvir a execução da obra (apenas uma vez).



LINKS:
Partitura

2 comentários:

  1. Muito interessante. Não conhecia este facto. dado o período em que Satie se insere não me parece nada impossível que fosse essa a intenção.

    ResponderEliminar
  2. O Satie é um compositor fascinante e não só pela sua obra.
    A sua biografia é algo de interessantíssimo e está repleta de curiosidades e factos interessantes.
    Desde os 12 fatos todos iguais que tinha, andando quase sempre vestido de igual, passando pela seita que fundou da qual era o único membro, e ainda pela resposta que deu a Debussy quando este o acusou da sua música não ter forma (Satie enviou-lhe as suas "Peças em forma de pêra") e acabando talvez nas magníficas indicações para o intérprete que escrevia nas suas partituras como. "Questionnez", "Du bout de la pensée", "Postulez en vous-même", "Sur la langue", "Ne sortez pas", "Sans orgueil", "Conseillez-vous soigneusement", "Munissez-vous de clairvoyance". "De manière a obtenir un creux", "Ouvrez la tête", "Dans la tête" e dezenas de outros parecidos ! não são deliciosos ?
    Isto tudo para além da obra para piano que tem coisas maravilhosas.

    Recomendo vivamente um post no seu blogue sobre este compositor !

    ResponderEliminar