domingo, 29 de agosto de 2010

Josef Hofmann - Vídeo raro

Até agora, só conhecia um vídeo de Josef Hofmann (a tocar o Prelúdio em Dó# menor de S. Rachmaninoff), mas tomei conhecimento deste e fiquei simplesmente maravilhado. A gravação é de 1945.

Hofmann desde há algum tempo que é um dos meus pianistas de eleição, mas este 3º andamento do 5º Concerto para Piano de Beethoven (versão abreviada) é interessantíssimo.

Chamo particular atenção para algumas "delícias" que ele nos proporciona neste andamento:
- O realce da mão esquerda no tema que aparece mesmo antes da última cadenza (ca 4:04)
- O poder e a clareza impressionantes da escala de Mib Maior que aparece no final da referida cadenza (ca 4:31)
- O "Ad lib" que ele executa durante a última intervenção da Orquestra, quando Beethoven não tem nada escrito para o piano nessa parte.


Beethoven - Concerto para piano e orquestra No.5 em Mi b Maior ("Imperador"), Op.73 - III. Rondo: Allegro (abreviado)
Josef Hofmann, piano
Donald Voorhees, maestro
The Bell Telephone Hour Orchestra


Já agora, Hofmann para além de um pianista genial foi também um inventor importantíssimo. Quem me quer dar um exemplo de uma invenção dele? Há uma que vemos todos os dias e é sem dúvida a sua invenção mais conhecida !

3 comentários:

  1. Já descobri a resposta. Obrigada pelo post. Levou-me a um site muito interessante e claro ao próprio Hofmann, que curiosamente tem uma interessante e importante ligação a Hamburgo.

    ResponderEliminar
  2. De nada. Eu fiquei fascinado por este vídeo. Tenho pena que não seja a versão completa do Concerto, ou pelo menos o 3º Andamento completo, mas nestes 5 minutos dá para apreciar dezenas de pormenores técnicos, musicais, estéticos e outros !
    A relação de Hofmann com Hamburgo que eu conheço é que penso que tenha dado lá o seu primeiro recital como aluno de Anton Rubinstein. É isso?

    ResponderEliminar