segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Quem será?

Não é difícil, mas tentem descobrir quem (supostamente) é a pessoa retratada nesta imagem:



EDITAMENTO: (após os comentários)

Como é óbvio, a pessoa aqui representada pretende ser Chopin.

Existe uma outra famosa fotografia, que eu acho fascinante onde se consegue ter alguma noção da "personalidade" de Chopin e até ver com algum pormenor o tipo de mãos que tinha (ver essa foto AQUI). É famosa a expressão dos seus olhos na foto. O seu olhar é penetrante e inteligente e está cheio de uma mistura de sabedoria e distância. A foto foi tirada em Paris em 1849 poucos meses antes de Chopin morrer e é claramente notória a sua pouca saúde, bem como a falta de noites bem dormidas.
É, sem dúvida, uma fotografia extraordinária.

A fotografia que apresento aqui não é menos impressionante. A semelhança com Chopin é enorme, mas infelizmente está em muito mau estado. Mesmo sendo difícil ver.se muita coisa na fotografia, se observarmos atentamente conseguimos distinguir alguns pormenores.

Há quem afirme que a fotografia está invertida, baseando-se no lado em que está o risco no cabelo de Chopin, pois nesta foto aparece no lado contrário da outra.

No entanto, analisando quer a foto de 1849, quer a máscara mortuária que foi feita e também alguns retratos desenhados de Chopin, quer-me parecer que as semelhanças são óbvias. Esta foto foi tirada em 1846 ou 1847, uma altura em que Chopin ainda compunha activamente e isso pode explicar de certa forma uma "tensão" que se nota na fotografia, pois o acto de compor era para ele uma angústia, uma espécie de luta.

4 comentários: