quinta-feira, 28 de abril de 2011

Totentanz



A Totentanz, S.126 de F. Liszt é uma obra impressionante.
Baseada no cantochão Dies Irae, foi terminada em 1849, embora a versão mais comummente tocada seja a última (3ª) revisão de 1859.
Originalmente composta para piano e orquestra, existem também versões do próprio Liszt para piano solo e para 2 pianos.

Primeiramente é a versão para piano solo que vos deixo. E tocada por Valentina Lisitsa que para mim é uma das maiores virtuosas do piano da actualidade. A sua facilidade é impressionante. Todos os movimentos são naturais. Todos fazem sentido. Não deixem de estar atentos a esta pianista.

Liszt - Totentanz S.126 (piano solo) | Valentina Lisitsa, piano

A segunda sugestão que vos deixo tem um interesse histórico e "patriótico". É a versão para piano e orquestra tocada pelo grande Mestre José Vianna da Motta com a Orquestra Sinfónica Portuguesa dirigida por Pedro de Freitas Branco. A gravação é de 1945 e está dividida em 2 vídeos.
Liszt - Totentanz S.126  | J. Vianna da Motta, piano | Orquestra Sinfónica Portuguesa | Pedro de Freitas Branco

5 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido esta peça de Liszt (não conheço o que devia...shame on me!!) E tenho de admitir que a Valentina está em grande forma - eu quando a ouvi pela primeira vez não gostei por aí além. :)

    ResponderEliminar
  2. como não gostaste da Valentina???? o que ouviste tocado por ela?

    ResponderEliminar
  3. Já não me lembro, mas lembro-me que não gostei muito da interpretação dela. Mas tenho de me redimir...:)

    ResponderEliminar
  4. Se gostas dos estudos de Chopin, por exemplo, procura no Youtube. O DVD que ela lançou com os Estudos está fenomenal. No youtube estão lá todos em HQ.

    ResponderEliminar
  5. ahhh...e não deixar de ver a "Campanella". Tem lá umas duas versões. Uma ao vivo (de vestido vermelho) e outra em estúdio (de vestido cor-de-rosa). Gosto mais do cor-de-rosa.

    ResponderEliminar