terça-feira, 31 de agosto de 2010

Stephanie Germanotta

Tem roupa na maioria do corpo...
Está vestida "decentemente"...
O cabelo tem uma cor normal...
Está descalça, o que dá sempre um ar "artístico"...
As músicas aqui apresentadas ("Captivated" e "Electric Kiss") são relativamente vulgares...
Toca piano pessimamente, de uma maneira comum a muita gente...
A voz é irritante como a de muitos outros...


Mas porque raio é que ela mudou para se tornar...

...LADY GAGA?



Tudo o que escrevi anteriormente se aplica neste vídeo também:

ahhh...esperem...mentira...ela aqui está calçada.

Amsterdam Loeki Stardust Quartet

Agradecendo ao blogue do Coro de Câmara de Setúbal por me ter lembrado de um agrupamento que já não ouvia há algum tempo, apresento-vos uma gravação algo difícil de encontrar.

Bem...ela não é difícil de encontrar. A informação que existe sobre a "história" desta peça é que é por vezes confusa.

Então é assim. Como podem ler no artigo do C.C.S., o A.L.S.Q. ganhou o concurso Musica Antigua Competition, em Bruges no ano de 1981 com um arranjo de uma música de Stevie Wonder, desafiando de certa forma as regras do concurso. Ora a questão é esta: Em (quase) toda a internet vem apenas referida esta frase precisamente, que é um arranjo de uma música de Stevie Wonder, mas não diz qual !

Mas como é hábito aqui no B.B-T. eu revelo-vos as verdades (mesmo às 4 da manhã):
A música de Stevie Wonder que serviu de inspiração a Paul Leenhouts (elemento do A.L.S.Q. e arranjador da peça em questão) foi nada mais nada menos que "You are the sunshine of my life" e resultou na peça chamada "When shall the Sun shine?".

É esta obra que vos deixo na versão precisamente de 1981. Divertidíssima !


Stevie Wonder / P. Leenhouts - When shall the sun shine?
Amsterdam Loeki Stardust Quartet


E já agora, deixo também a obra que serviu de inspiração, para compararem:

Stevie Wonder - You are the sunshine of my life

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

XVII Concurso Internacional de Música Vianna da Motta - 9


Artigo no blogue da Associação António Fragoso (A.A.F.):

"MANUEL ARAÚJO, delegado da Associação António Fragoso em Rotterdam, Holanda, ganhou o prémio de "Melhor Português" no exigente 'Concurso Viana da Mota'.
Fontes próximas ao Juri, informaram-nos que Manuel Araújo deveria estar entre os finalistas, dado que as suas performances foram objecto de críticas muito positivas por parte dos numerosos "olheiros" de festivais e de editoras de várias partes do Mundo. Chegaram até a afirmar publicamente que deveria estar entre os finalistas, se estes fossem em maior número.

De qualquer maneira, a Associação António Fragoso e todos os seus sócios ficaram extremamente orgulhosos com toda a performance de Manuel Araújo durante todo o Concurso e têm a certeza, como disseram na Antena 2, que ele é um jovem pianista "a seguir".

Manuel Araújo - que com apenas 27 anos é já professor principal do Conservatório de Música de Rotterdam - é um virtuoso de piano que tem espalhado a sua arte por todo o mundo em concertos altamente apreciados pela crítica e melómanos exigentes. A sua classe deveria poder competir para o primeiro lugar, se pudessem ter sido seleccionados para a final mais finalistas."


Observações que faço sobre este artigo:
1 - Não vi "olheiros" no Concurso, muito menos numerosos porque a afluência de público foi ridícula.
2 - Ganhou o prémio de "melhor português" no Concurso? muitos parabéns. Deve ter sido difícil devido à enorme concorrência portuguesa (era o único português participante).
3 - "Fontes próximas do Júri". Não terá sido mesmo um dos elementos do Júri, mais precisamente o seu professor Aquiles Delle Vigne?
4 - Como é que o facto de terem sido poucos finalistas (3), faz com que um concorrente cuja "classe deveria poder competir para o primeiro lugar" não passe à final? para mim esta afirmação não faz sentido. Se tem classe para o primeiro lugar, basta que permitam um finalista para quem tem "classe para o primeiro lugar" passar à final.
5 - Não percebo como houve "críticas muito positivas". A primeira eliminatória de Manuel Araújo, como referi em artigos anteriores neste blogue, foi francamente fraca. E não sou só eu a dizê-lo. Toda a gente com quem falei sobre o assunto e que assistiu à referida eliminatória achou o mesmo. Mas devemos estar todos errados. Só pode.
6 - Eu compreendo a auto-promoção e a sua necessidade, mas acho que "ajustar a verdade" a este nível é um pouco demais. Ainda para mais numa Associação cujo existência tem um objectivo tão louvável e importante como a A.A.F.

Num autocarro perto de si

Art Tatum toca...Chopin

Gravação "caseira" feita algures entre 1945 e 1949 onde o enormíssimo pianista (de Jazz) Art Tatum toca a Valsa em Dó# menor Op.64 no.2 de F. Chopin.

Vladimir Horowitz disse um dia que se Art Tatum se dedicasse seriamente à Música Clássica, ele (Horowitz) desistiria no dia seguinte. Vejam aqui (e não só), porquê.




Improvisação sobre a Valsa Op.64 no.2 de F. Chopin
Art Tatum, piano

domingo, 29 de agosto de 2010

Josef Hofmann - Vídeo raro

Até agora, só conhecia um vídeo de Josef Hofmann (a tocar o Prelúdio em Dó# menor de S. Rachmaninoff), mas tomei conhecimento deste e fiquei simplesmente maravilhado. A gravação é de 1945.

Hofmann desde há algum tempo que é um dos meus pianistas de eleição, mas este 3º andamento do 5º Concerto para Piano de Beethoven (versão abreviada) é interessantíssimo.

Chamo particular atenção para algumas "delícias" que ele nos proporciona neste andamento:
- O realce da mão esquerda no tema que aparece mesmo antes da última cadenza (ca 4:04)
- O poder e a clareza impressionantes da escala de Mib Maior que aparece no final da referida cadenza (ca 4:31)
- O "Ad lib" que ele executa durante a última intervenção da Orquestra, quando Beethoven não tem nada escrito para o piano nessa parte.


Beethoven - Concerto para piano e orquestra No.5 em Mi b Maior ("Imperador"), Op.73 - III. Rondo: Allegro (abreviado)
Josef Hofmann, piano
Donald Voorhees, maestro
The Bell Telephone Hour Orchestra


Já agora, Hofmann para além de um pianista genial foi também um inventor importantíssimo. Quem me quer dar um exemplo de uma invenção dele? Há uma que vemos todos os dias e é sem dúvida a sua invenção mais conhecida !

o Super-Volodya


Este é o calendário da tournée americana de Vladimir Horowitz em 1929-30.


Isto foi no auge da sua carreira, ainda antes de ele ser cidadão americano e sem a facilidade das deslocações por avião. Impressionante !




sábado, 28 de agosto de 2010

A promessa

Para alguns, este será um post estranho, mas isso acontecerá apenas àqueles que não me conhecem.

Sou fã de Bruce Springsteen há mais de 20 anos e tenho todos os seus álbuns oficiais e muitos dos "não-oficiais" tendo assistido ao seu único concerto (até à data) em Portugal no dia 1 de Maio de 1993 no (antigo) Estádio de Alvalade.

No próximo dia 16 de Novembro será editada uma edição comemorativa do álbum "Darkness on the Edge of Town" de 1978 e terá o nome "The Promise: The Darkness on the Edge of Town Story".


Será constituída por 6 horas de filme mais de 2 horas de áudio, tudo em 3 CDs e 3 DVDs (também disponível em Blu-ray). Incluirá também cerca de 80 páginas com facsimiles dos cadernos de notas de Springsteen das sessões originais de gravação das músicas que nos mostram letras alternativas, ideias para canções, detalhes das gravações e notas pessoais, bem como textos de Springsteen e fotos inéditas.

Também estará disponível uma versão mais "leve" (chamada apenas "The Promise") que contém apenas as canções inéditas em CD, as letras e os textos de Springsteen.

Aqui deixo o conteúdo detalhado dos CDs e DVDs:

CD 1: REMASTERED 'DARKNESS ON THE EDGE OF TOWN'
1. Badlands
2. Adam Raised A Cain
3. Something In The Night
4. Candy's Room
5. Racing In The Street
6. The Promised Land
7. Factory
8. Streets Of Fire
9. Prove It All Night
10. Darkness On The Edge Of Town

CD 2: THE PROMISE (DISC 1)
1. Racing In The Street ('78)
2. Gotta Get That Feeling
3. Outside Looking In
4. Someday (We'll Be Together)
5. One Way Street
6. Because The Night
7. Wrong Side Of The Street
8. The Brokenhearted
9. Rendezvous
10. Candy's Boy

CD 3: THE PROMISE (DISC 2)
1. Save My Love
2. Ain't Good Enough For You
3. Fire
4. Spanish Eyes
5. It's A Shame
6. Come On (Let's Go Tonight)
7. Talk To Me
8. The Little Things (My Baby Does)
9. Breakaway
10. The Promise
11. City Of Night




DVD 1: "THE PROMISE: THE MAKING OF 'DARKNESS ON THE EDGE OF TOWN'"

DVD 2: DARKNESS ON THE EDGE OF TOWN (PARAMOUNT THEATER, ASBURY PARK, NJ, 2009)
1. Badlands
2. Adam Raised A Cain
3. Something In The Night
4. Candy's Room
5. Racing In The Street
6. The Promised Land
7. Factory
8. Streets Of Fire
9. Prove It All Night
10. Darkness On The Edge Of Town

THRILL HILL VAULT (1976-1978)
1. Save My Love (Holmdel, NJ 76)
2. Candy's Boy (Holmdel, NJ 76)
3. Something In The Night (Red Bank, NJ 76)
4. Don't Look Back (NYC 78)
5. Ain't Good Enough For You (NYC 78)
6. The Promise (NYC 78)
7. Candy's Room Demo (NYC 78)
8. Badlands (Phoenix 78)
9. The Promised Land (Phoenix 78)
10. Prove It All Night (Phoenix 78)
11. Born To Run (Phoenix 78)
12. Rosalita (Come Out Tonight) (Phoenix 78)

DVD 3: HOUSTON '78 BOOTLEG: HOUSE CUT
1. Badlands
2. Streets Of Fire
3. It's Hard To Be A Saint In The City
4. Darkness On The Edge Of Town
5. Spirit In The Night
6. Independence Day
7. The Promised Land
8. Prove It All Night

9. Racing In The Street
10. Thunder Road
11. Jungleland
12. The Ties That Bind
13. Santa Claus Is Comin' To Town
14. The Fever
15. Fire

16. Candy's Room
17. Because The Night
18. Point Blank
19. She's The One
20. Backstreets
21. Rosalita (Come Out Tonight)
22. Born To Run
23. Detroit Medley
24. Tenth Avenue Freeze-Out
25. You Can't Sit Down
26.
Quarter To Three





e também um pequeno "teaser":





Ensino de Piano na Rússia

Gostava de conhecer o "Estatuto do Aluno" em vigora na Rússia...


sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Pianomania


O filme perfeito para quem usa o nick Pianoman ! hehehe

Agora a sério, estou com bastante curiosidade em ver este filme (documentário).
Mostra uma perspectiva que é ignorada na maior parte das vezes: a perspectiva do técnico (afinador) de pianos.

O afinador da Steinway Stefan Knüpfer é um dos melhores do mundo na sua área de trabalho. É ele o centro deste filme. A sua função é encontrar o piano e a regulação ideal para cada pianista com quem trabalha.

Neste documentário podemos apreciar a mestria de Knüpfer e como questiona cada pianista de diferentes maneiras, como conhece as suas personalidades e como sabe tudo sobre o funcionamento de um piano.

É um filme realizado por Robert Cibis e Lilian Franck. Podem ver os detalhes técnicos AQUI

Aqui fica o trailer:




e uma cena divertidíssima do filme onde participam os músicos/comediantes Igudesman & Joo:



terça-feira, 24 de agosto de 2010

Música para Bêbados

Vinho, Mulheres e Canção - Fantasia para piano de Johann Strauss II, transcrição para piano de Leopold Godowsky:



Charles Rosen, piano

domingo, 22 de agosto de 2010

Desafio de chás


Seguindo o desafio da Gotinha:

1. Referir quem ofereceu o selo:

Obrigado, Gotinha


2. Qual é o teu chá preferido?

Chá de Limão.


3. Quantas colheres de açúcar costumas meter?

Nenhuma !


4. Passar o selo a 6 pessoas:

A Momentary Lapse of Reason
Coro de Câmara de Setúbal
desNorte
Diz que não gosta de música clássica?
Fantasia Musical
Suco, Suquinho, Sucodinho

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A "Bomba" já vai tendo reações - 4


Notícia da agência Lusa de 18 de Agosto:

PCP exige revogação dos condicionamentos financeiros no ensino da música

O PCP exigiu hoje a revogação do despacho que determina condicionamentos na atribuição dos apoios financeiros às escolas de música privadas, acusando o Ministério da Educação de fazer uma política "pouco séria".

Em comunicado divulgado hoje, os comunistas reiteram que a política do Governo resume-se à ideia de "cortar e encerrar" e afirmam que a medida "introduz profundas injustiças", além de aumentar o desemprego entre os professores.

"Esta é mais uma medida que confirma a forma pouco séria de fazer política por parte deste Governo. A própria ministra da Educação ainda recentemente tinha valorizado publicamente o ensino articulado da música como um exemplo de sucesso da política deste Governo", acusa o PCP.

Em causa está um despacho assinado pela ministra Isabel Alçada e publicado em Diário da República a 03 de agosto, no qual se determina que o acesso ao apoio financeiro a conceder em 2010/2011 é limitado aos estabelecimentos de ensino especializado da música que celebraram em 2009/2010 contrato de patrocínio.

Por outro lado, o valor da comparticipação financeira "não pode exceder o valor efetivamente financiado ao abrigo do contrato de patrocínio celebrado, no ano letivo de 2009/2010".

"Está em causa o apoio a milhares de alunos", sublinha o PCP, lembrando que, assim, também não vão poder ser criadas novas turmas.

O Governo justifica estes "condicionamentos" tendo em conta o "interesse prioritário em assegurar a continuidade pedagógica dos projetos de intervenção objeto de financiamento público" no último ano letivo.

Outro dos motivos prende-se, segundo o Ministério da Educação, com a "consolidação e estabilização da rede de oferta do ensino artístico especializado da música", no quadro do "atual contexto de contenção orçamental e de redução da despesa pública".

PSD e Bloco de Esquerda também já criticaram a medida, tendo entregue no Parlamento perguntas dirigidas ao Ministério da Educação sobre a matéria.


segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Portsmouth Sinfonia


Nos últimos tempos, têm corrido pela "net" várias obras musicais com interpretações humorísticas, das quais se destaca a "Assim falava Zaratustra", mas não só.

O que pouca gente sabe é quem é o intérprete dessas obras. Pois bem, é a Portsmouth Sinfonia, um agrupamento criado em 1970 por vários estudantes da "Portsmouth School of Arts" e que fez concertos, filmes e gravou discos, tendo actuado pela última vez em 1979.

Até aqui, tudo bem, a questão que marca a diferença é que esta Orquestra tem um requisito de admissão algo invulgar: o candidato não pode ser músico, ou se o for, tem que se candidatar para um instrumento que lhe seja completamente desconhecido tecnicamente.

Ora, como é óbvio,o resultado só podia ser este:

R. Strauss - Assim falava Zaratustra


Rossini - Abertura de "Guilherme Tell"


Händel - Coral Hallelujah, de "O Messias"


Tchaikovsky - Marcha, da Suite "O Quebra-nozes"


Tchaikovsky - Dança da Fada do Açúcar, da Suite "O Quebra-nozes"


Grieg - No Átrio do Rei da Montanha, de "Peer Gynt"



e num registo mais "leve":

The Rolling Stones - Satisfaction

domingo, 15 de agosto de 2010

Se conduzir não...toque


Este carro-piano foi recentemente vendido no E-Bay e aparece no vídeo "Nothing's Gonna Change Your Mind" da banda "Badly Drawn Boy" (podem vê-lo AQUI ).

Os pedais são pedais de piano e o carro não tem nenhum motor, portanto não anda por si só.









Mãos, mãos, mãos




De quem? são quase todas fáceis, mas podem tentar adivinhar...

Piano duplo

O piano duplo da Pleyel é um conceito interessante. Tem algumas vantagens para se tocar em duo, como a maior eficácia do tampo e a maior igualdade tímbrica e sonora.








quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A "Bomba" já vai tendo reações - 3

Mais uma reação à nova Portaria. Desta vez é na TV:

domingo, 8 de agosto de 2010

A "Bomba" já vai tendo reações - 2

Ora aí está parte da minha profecia aparentemente a ser realizada (infelizmente...).


Notícia do jornal "Público", desta vez de 7/08/2010:

Centenas de alunos de música com matrículas anuladas

Os estabelecimentos de ensino particular vão anular as matrículas de centenas de alunos que se inscreveram, em Julho, em escolas de música, alegadamente ao abrigo de contratos de patrocínio acordados com o Ministério da Educação.


O anúncio foi ontem feito pela Associação de Estabelecimentos do Ensino Particular Cooperativo (AEEP). "Esta situação deve-se à absoluta má-fé negocial demonstrada pelo Ministério da Educação", justificou ao PÚBLICO o assessor de imprensa da associação.

Através de um despacho publicado no passado dia 3 de Agosto, em Diário da República, o Ministério da Educação anunciou o congelamento dos apoios que, em 2007, começaram a ser concedidos a escolas de músicas particulares no âmbito da reforma do ensino vocacional da música. A celebração dos contratos de patrocínio foi justificada pelo Governo com a necessidade de alargar a rede de oferta do ensino da música, permitindo a mais alunos a sua frequência. Segundo dados oficiais, esta medida levou a um aumento de mais oito mil alunos no ensino especializado da música.

No princípio do mês, no âmbito das medidas de contenção em curso, o Ministério da Educação anunciou que para o próximo ano lectivo só poderão beneficiar de apoios as escolas com quem foram celebrados contratos no ano passado e que o montante dos subsídios não será aumentado. Este despacho foi publicado já depois de ter chegado ao fim o prazo oficial dado às escolas particulares para se candidatarem a estes apoios, o qual terminou no dia 31 de Julho.

No diploma de Agosto refere-se que as novas condições têm efeitos retroactivos "a partir do dia 5 de Julho de 2010".

Com este procedimento, o Ministério da Educação "veio colocar fora do sistema alunos que estão legalmente matriculados de acordo com as regras" do ME, acusou a AEEP. Alegando que os cortes anunciados tornam "financeiramente insustentável" o esforço para assegurar um ensino de qualidade, a associação frisa que "foi o Ministério da Educação que veio agora, em Agosto, retirar o financiamento devido" aos alunos.

Ontem, o ME limitou-se a indicar que "o processo de análise das candidaturas apresentadas pelas escolas públicas e privadas está a decorrer e não está ainda definido o número de alunos a serem financiados".

A "Bomba" já vai tendo reações - 1

Coincidência ou não, é novamente o Bloco de Esquerda a pedir esclarecimentos e a fazer "mexer" a Assembleia da República (tal como o fez por várias vezes nos últimos anos), em questões relacionadas com o Ensino Artístico. E sempre através de Ana Drago.

Notícia do Público de 4/08/2010:
Cortes na música terão “consequências graves” na organização do ano lectivo, aponta BE

O BE pediu hoje esclarecimentos ao Governo sobre os cortes no financiamento do ensino da música, considerando que a medida terá “consequências graves ao nível da organização do próximo ano lectivo.

As deputadas do BE Ana Drago e Catarina Martins pedem explicações ao Ministério da Educação sobre quantos alunos e professores vão ser prejudicados com a “limitação no financiamento dos estabelecimentos que ministram a música”. Questionam também quais as garantias de financiamento que o Ministério da Educação está disponível para dar às instituições que até à publicação do novo despacho contrataram novos docentes e abriram novas turmas para o ensino da música.

Num despacho publicado na terça-feira em Diário da República, a ministra da Educação, Isabel Alçada, determina que o acesso ao apoio financeiro a conceder em 2010/2011 é limitado aos estabelecimentos que celebraram no anterior ano lectivo um contrato de patrocínio, o que impede novas escolas de se candidatarem.

Por outro lado, o valor da comparticipação financeira “não pode exceder o valor efectivamente financiado ao abrigo do contrato de patrocínio celebrado” no último ano lectivo.

O BE adianta que “estranhamente o despacho produz efeitos a partir de 5 de Julho do presente ano”, sublinhando que os cortes no ensino da música vão ter “consequências graves ao nível da organização do próximo ano lectivo, assim como ao nível da oferta educativa”. As deputadas afirmam também que as diversas escolas de ensino artístico do país já procederam à abertura de inscrições para as matrículas do próximo ano lectivo, prevendo, em alguns casos, “o aumento significativo de alunos matriculados”.

O Bloco de Esquerda considera ainda que o despacho vem, “apenas e só, criar novas confusões na educação, desta feita, nos estabelecimentos que ministram o ensino especializado da música, frustrando expectativas criadas junto de toda a comunidade educativa envolvida”.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Aí está a "Bomba 2010" do ME

Eu bem que avisei...a (tradicional) "bomba" de Agosto já caiu...

"Através do Despacho n.º 12522/2010, de 3 de Agosto, é determinado que o procedimento para acesso ao apoio financeiro a conceder no ano lectivo de 2010-2011 pelo Ministério da Educação à frequência dos cursos de iniciação e dos cursos básico e secundário em regime articulado, integrado e supletivo, no domínio do ensino artístico especializado da música, nos termos do Despacho nº 17932/2008, de 3 de Julho, na redacção dada pelo Despacho nº 15897/2009, de 13 de Julho, é limitado às entidades proprietárias de estabelecimentos de ensino especializado da música que celebraram, no ano lectivo de 2009-2010, contrato de patrocínio ao abrigo do referido Despacho.

O valor da comparticipação financeira a conceder a cada entidade proprietária não pode exceder o valor efectivamente financiado ao abrigo do contrato de patrocínio celebrado, no ano lectivo de 2009-2010, entre o Ministério da Educação e a mesma entidade proprietária, de acordo com o Despacho nº 17932/2008, de 3 de Julho, na redacção dada pelo Despacho nº 15897/2009, de 13 de Julho.
Estas determinações produzem efeitos a partir do dia 5 de Julho de 2010."

(podem consultar em http://www.anq.gov.pt - "apoio financeiro no domínio do ensino artístico especializado da música")

Agora pensem nas consequências destas determinações:
Os alunos que frequentavam o 2º e o 4º graus vão entrar no próximo ano no "sistema". Os alunos que entraram para o 1º grau também.
Ora se o Contrato de patrocínio não pode ser superior ao do ano que terminou, então todos os alunos que referi não serão contemplados pelo dito contrato. Logo, as Escolas vão ter que financiar do seu bolso estes novos alunos no "sistema".

Apenas os que frequentavam o 1º e 3º graus este ano que terminou é que serão abrangidos.

Lindo, não é? Porta fechada nas Escolas, sem dúvida nenhuma.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Chico & Harpo Marx

Querem ver tocar piano com um excelente nível técnico?

Então vejam isto:



Acho simplesmente impressionante o nível técnico e artístico dos irmãos Marx. Procurem mais vídeos deles no Youtube. Há bastantes e são geniais.

domingo, 1 de agosto de 2010

XVII Concurso Internacional de Música Vianna da Motta - 8




A partir da informação que tive (obrigado mais uma vez, Helena e Gonçalo), a classificação deste concurso ficou assim:
1º Prémio - Lilian Akopova (Arménia)
2º Prémio - Ilya Rashkovskiy (Rússia)
3º Prémio - Mikhail Shilyaev (Rússia)


Apesar de tudo concordo, embora como já tinha dito, parece-me que o Mikhail não tem nível para ser um dos premiados neste concurso. Mas assim foi e de certa forma não me parece escandaloso até porque o Concerto No.1 de Brahms tocado pelo Mikhail não foi nada mal embora a diferença para a interpretação da mesma obra pela Lilian tenha sido enorme.

O Ilya no 2º Concerto de Rachmaninoff continuou igual a si próprio com um som bonito e muita honestidade. Para além disso é muito simpático pois quando lhe pedi que assinasse o meu programa foi deveras afável.

Parabéns a todos os participantes e até à próxima oportunidade !